19/07/2013

O que é uma resenha?

   Para começar a semana de resenhas, nada melhor que saber o que é uma resenha. Vamos a algumas dicas:
    Há várias maneiras de se explicar o conceito de uma resenha. Pesquisei um pouco e vou explicar o que eu entendo que seja uma resenha:
    Uma resenha é geralmente um texto onde o autor fala sobre o enredo do livro com um pouco de sua opinião. Existem regras de formatação de uma resenha, mas, em geral podemos fazer uma resenha como se fosse uma dissertação, um texto breve com os detalhes do livro. Um bom escritor consegue transmitir a ideia principal do livro sem entregar o final feliz. 
    Tal trabalho requer o compreendimento da história. O que melhor adapta uma resenha com a ideia do livro é a criatividade de quem escreve tal 'resumo'.

>Formatação: deve ser feita de acordo com ABNT (letra, tamanho, cor, espaçamento de linhas, etc.).
>Enredo: deve ser organizado de forma a apresentar o início, meio e o fim do livro, bem como a própria resenha deve ser bem clara quanto a sua introdução, desenvolvimento, conclusão.
>Créditos: claro que se alguém gostar do livro e ainda não conhecer, vai querer se aventurar na trama, então, o ideal é que deixe o nome do livro, autor, e algumas informações para facilitar a busca dos leitores. 
>Dica: uma boa resenha chama atenção de leitores, se for divulgar, divulgue com fotos!!!

    Essas foram as dicas do Aprendendo Curiosamente, espero que minha compreensão esteja certa em relação ao contexto e espero que consiga transmitir boas resenhas nessa linda semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário